segunda-feira, maio 28, 2007

Argentino vence Ironman no Brasil

Carlos Rocha/MBraga Comunicação

O argentino Oscar Galindez, que treinaSantos, venceu neste domingo o Ironman Brasil Telecom 2007, sagrando-se assim o primeiro tricampeão da prova ganhou também em 2003 e 2006. Ele completou o percurso de 3,8km de natação, 180 km de ciclismo e 42.195 metros de corrida no tempo de 8h21min11s. Em segundo, chegou o brasileiro Reinaldo Colucci, com 8h29min12s, e em terceiro o argentino Eduardo Sturla, com 8h29min27s. No feminino, a vitória foi a alemã Nina Kraft, que completou a prova em 9h12min39seg, enquanto a brasileira Fernanda Keller terminou em quarto, 9h24min28seg.

Galindez assumiu a liderança da prova no início do percurso de ciclismo e foi abrindo vantagem com muita tranqüilidade sobre os adversários. Ao chegar festejou com os filhos Thomaz, 10 anos, e Sofia, 7, e dedicou a vitória à mãe Clides. “Foi uma prova muito dura. Às vezes a velocidade era boa, às vezes não conseguiu manter o ritmo”, disse. “Ainda assim consegui superar bem e não senti a lesão muscular que tive há poucas semanas. Tentei me concentrar para correr abaixo de 8 horas, mas não deu”, destacou.

Acerca do desafio do alemão Olaf Sabatschus que terminou em sétimo - para desempatar no futebol a briga pessoal que tinha duas vitórias para cada um, Galindez brincou: “Acho que ele vai ficar brabo”.

Numa arrancada impressionante nos últimos quilômetros da maratona, o brasileiro Reinaldo Colucci, de 21 anos, garantiu o segundo lugar do Ironman Brasil Telecom 2007. De quebra, marcou o melhor tempo da história da prova entre os atletas nacionais. Apesar de ter direito a vaga no Mundial do Havaí, Colucci adiantou que não vai disputar a prova. “Vou me preparar para a Olimpíada de Pequim. Esse é meu objetivo”.

Colucci superou o argentino Eduardo Sturla por apenas 15 segundos. “Na corrida me senti bem e a energia do público me incentivando ajudou a buscar o Sturla”, lembrou. Ele passou o rival a 5 km do final e abriu a vantagem que precisava para chegar em segundo. “Ele tentou reagir, mas o grito de incentivo da galera foi mais forte. Foi mais coração do que outra coisa”.

Ele lamentou um pneu furado durante o ciclismo, onde perdeu cinco minutos. “Estava me sentindo bem, mas ali fiquei sem chances brigar pelo primeiro lugar”, admitiu.

FEMININO

O feminino teve dobradinha de estreantes na seletiva brasileira para Kona. A alemã Nina Kraft (9h12m40) e a americana Dede Griesbauer (9h18m17) foram as primeiras a cruzar a linha de chegada em Florianópolis, e, com o resultado, conquistam a vaga para a final no Havaí no próximo dia 13 de outubro.

“É minha primeira vez no Brasil e meu segundo Ironman neste ano. Não consegui a vaga na Malásia, mas estou muito feliz por ter conquistado aqui”, declarou a campeã, que destacou a qualidade da prova e dos atletas. “Nunca vi uma disputa tão acirrada entre as mulheres”.

Griesbauer também ficou contente com o seu desempenho. “Foi um dia longo, uma prova forte, mas o incentivo da torcida me dava mais garra. Foi maravilhoso correr em Florianópolis”. A americana anunciou também que deve tirar os próximos dias para descansar e dedicar os treinos para as provas de Boston e a final do Havaí.

O quarto lugar não deixou a brasileira Fernanda Keller triste. Para ela, campeã em Florianópolis em 2004, foi um evento muito forte e o quarto lugar é muito bom. “A competição nunca teve um nível técnico tão forte. Dessa forma, esta colocação é muito boa. Estar entre as melhores é sempre bom e tenho feito isso”, declarou a triatleta, seis vezes medalha de ouro no Mundial Ironman do Havaí.

Os melhores do Ironman Brasil Telecom 2007 foram os seguintes: Masculino 1) Oscar Galindez (ARG), 8h21min11seg; 2) Reinaldo Colucci (BRA), 8h29min12seg; 3) Eduardo Sturla (ARG), 8h29min27seg; 4) Sabastian Pedraza (ITA), 8h33min18seg; 5) Stephen Bayliss (GBR), 8h37min07seg; 6) Petr vabrousek (CZE), 8h40min45seg; 7) Olaf Sabatschus (ALE), 8h42min06seg; 8) Vinícius Dias Santana (BRA), 8h50min43seg; 9) Ricardo Cardeno (COL), 8h56min05seg; 10) José Luís Villanueva (ESP), 8h59min12seg. Feminino 1) Nina Kraft (GER), 9h12min39seg; 2) Dede Grisbauer (EUA), 9h18min18seg; 3) Bella Comerford (GBR), 9h20min09seg; 4) Fernanda Keller (BRA), 9h24min28seg; 5) Sara Gross (CAN), 9h33min08seg.

O Ironman Brasil Telecom 2007 é uma realização da Latin Sports, com patrocínio de Brasil Telecom, co-patrocínio de Track&Field e apoio de Barilla, Gatorade, Trisport, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Governo do Estado de Santa Catarina.

Nenhum comentário: